A humanidade mudou 17% da superfície terrestre em 60 anos

humanidade superfície terrestre

Florestas viraram pastos e lavouras e parte destas voltaram a ser florestas ou simplesmente foram abandonadas. Somando todas essas mudanças entre 1960 e 2019, vê-se que pelo menos 17% da superfície dos continentes mudaram pelo menos uma vez. Incluindo locais onde houve múltiplas alterações, a humanidade mexeu um total de 43 milhões de km2, ou, a cada ano, uma área equivalente aos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul somados. O trabalho publicado na Nature juntou imagens de satélite com pesquisas de campo feitas pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) para montar um mapa com precisão de 1 km2 para cada ano no período. Segundo os autores, não há imagens de satélite com esta precisão para todo o período, assim como as pesquisas de campo não cobrem o planeta todo. É a primeira vez que esta junção é feita.

Pouco mais de 1/3 de toda a área mudou apenas uma vez, principalmente no Sul Global. E metade delas corresponde à supressão de vegetação nativa para expansão da agropecuária, tanto aqui quanto na China. Dos 2/3 restantes, quase 90% refere-se à troca de lavouras e pastagens, principalmente no Norte Global e países onde a agropecuária ocupava a maior parte do país antes de 1960, como na Índia.

Os autores comentam a importância de se examinar a sequência das transições para entender as dinâmicas de uso da terra, o que não se apreende apenas comparando imagens com intervalos grandes de tempo.

Vale ver as matérias da Galileu e da Carbon Brief comentando o trabalho.

 

ClimaInfo, 13 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.