Uma em quatro cidades no mundo não tem recursos para se adaptar à mudança do clima, diz levantamento

13 de maio de 2021

Uma análise global feita pela CDP mostrou que uma em cada quatro cidades do mundo não tem dinheiro para financiar medidas de adaptação à mudança do clima, o que deixa milhões de pessoas vulneráveis aos efeitos de eventos climáticos extremos. De acordo com a pesquisa, mais de 90% das cidades estão enfrentando problemas associados à crise climática, como enchentes, superaquecimento, falta de água e danos à infraestrutura. Mesmo assim, até o ano passado, cerca de 43% delas não possuía um plano de adaptação climática.

“A adaptação [aos impactos da mudança do clima] é mais complicada de se financiar do que a mitigação”, explicou Kyra Appleby, diretora global do CDP. “Os benefícios da adaptação e da resiliência são enormes, mas eles não aparecem no balanço patrimonial. Apenas uma fração dos gastos de recuperação [pós-pandemia] está sendo direcionada à mudança do clima, e menos ainda à adaptação”.

A pesquisa descobriu que, no ano passado, 422 cidades tinham 1.142 projetos de adaptação a serem financiados, totalizando cerca de US$ 72 bilhões em investimentos. No entanto, a dependência de recursos de outras instâncias governamentais, especialmente dos governos nacionais, e a falta de interesse por parte de investidores privados nesse tipo de ação prejudicam o planejamento e a capacidade de adaptação das cidades.

O levantamento foi destacado por AFP, Bloomberg, Guardian e Phys.

Em tempo: Enquanto as cidades se desdobram para investir em adaptação, para muitas localidades do planeta essa agenda é importante, mas insuficiente para garantir sua sobrevivência. No jornal britânico Independent, a médica Rita Issa escreveu sobre o drama das Maldivas, um país insular bastante vulnerável ao aumento do nível do mar. Mais de 80% das mais de mil ilhas que formam essa república estão a menos de um metro acima do nível do mar. Para eles, não há como conter o avanço da água salgada: ou o mundo corta suas emissões o mais rápido possível e diminui o impacto do aquecimento, ou o país simplesmente desaparecerá até o final deste século.

 

ClimaInfo, 14 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar