Desastres climáticos deixaram mais de 30 milhões de pessoas desabrigadas em 2020

desabrigados climáticos 2020

O total de pessoas que vivem em situação de deslocamento interno atingiu uma cifra recorde de 55 milhões em 2020, de acordo com dados  do Centro de Monitoramento de Deslocamento Interno do Conselho Norueguês para Refugiados (IDMC). Desse total, ao menos 30 milhões foram forçados a deixar suas casas em virtude de eventos climáticos extremos, como tempestades, enchentes e incêndios florestais.

Entre os destaques, estão a região da América Central, Caribe e Golfo do México, que enfrentou a temporada mais intensa de tempestades tropicais já registrada, além do subcontinente indiano na Ásia, que também testemunhou tempestades fortes no ano passado. Só o ciclone Amphan causou cerca de 5 milhões de desabrigados em Bangladesh, Butão, Índia e Myanmar. A convergência de conflitos armados e catástrofes naturais levou muitas pessoas a se deslocar por uma segunda (às vezes, até por uma terceira) vez, ampliando a vulnerabilidade dessas comunidades. É o caso do Iêmen, onde as pessoas foram forçadas a deixar suas casas tanto pela guerra civil quanto pelas inundações no ano passado.

Deutsche Welle, Guardian, Reuters, RFI e UOL repercutiram a notícia.

Em tempo 1: O número de mortos aumentou para 91 na Índia após a passagem do ciclone Tauktae. De acordo com autoridades indianas, 49 pessoas seguem desaparecidas. Mais de 600 pessoas foram resgatadas por navios e aviões militares nos últimos dias, inclusive funcionários de plataformas marítimas de petróleo na costa oeste do país. Guardian e Reuters deram mais detalhes.

Em tempo 2: Falando em tempestades tropicais, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA) confirmou que espera uma temporada de furacões no Atlântico mais intensa do que a média neste ano. O primeiro sistema deve se formar nos próximos dias, com uma tempestade prevista para atingir as Bermudas. A NOAA prevê entre três e cinco grandes furacões em 2021, com ventos de pelo menos 178 km/h, além de outros seis a dez furacões com ventos de 119 km/h. Ao todo, os meteorologistas norte-americanos esperam entre 13 a 20 tempestades tropicais nos próximos meses. Bloomberg e Reuters repercutiram esses dados.

 

ClimaInfo, 21 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.