ONU: ação climática e proteção da biodiversidade são cruciais para o futuro da vida na Terra

ONU clima e biodiversidade

A mudança do clima e a perda da diversidade biológica têm fortes conexões e não há como termos sucesso no combate a uma ignorando a outra. É a conclusão de um comitê científico que reuniu representantes do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) e da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES). O grupo apresentou nesta 5ª feira (10/6) um relatório abrangente sobre estas conexões, o primeiro com o recorte.

O documento ressalta alguns pontos já consensuais. Por exemplo, o fato de que muitas atividades humanas são responsáveis tanto pelo acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera como também pela perda de espécies – por exemplo, o desmatamento. Os impactos da mudança do clima sobre a biodiversidade também foram apontados pelo estudo, como o branqueamento de corais em decorrência do aquecimento do oceano e a perda de habitat de animais no Ártico causada pelo derretimento das geleiras e do permafrost.

O relatório recomenda uma ação coordenada e conjunta dos países para reduzir as emissões de carbono e proteger e recuperar os ecossistemas. “A terra e o oceano já estão fazendo muito – absorvendo quase 50% do CO2 das emissões humanas – mas a natureza não pode fazer tudo”, destacou Ana María Hernández Salgar, presidente do IPBES. “Mudanças transformadoras em todas as partes da sociedade e da economia são necessárias para estabilizar nosso clima, interromper a perda de biodiversidade e traçar um caminho para um futuro sustentável, e isso exigirá também que abordemos as duas crises conjuntamente, de maneira complementar”.

Estadão e O Globo repercutiram o relatório da ONU. No exterior, a notícia foi destacada por AFP, BBC, Financial Times, Guardian, Independent e NY Times, entre outros.

 

ClimaInfo, 11 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.