O que falta para os carros elétricos dominarem o mercado?

15 de junho de 2021

Até pouco tempo atrás, quem queria comprar uma SUV só tinha a opção de modelos fósseis. Essas evoluíram de várias maneiras, inclusive reduzindo as emissões por km rodado. Recentemente, vimos o lançamento de uma série de SUVs elétricas. Só que, como os modelos menores, as versões elétricas seguem sendo pelo menos 20% mais caras do que seus irmãos fósseis. Para serem competitivas, o preço da bateria terá que cair e Felipe Munoz, na AutoWorld, lembra que metas climáticas, principalmente na Europa, estão associadas a uma redução da demanda por carros particulares. Ele então pergunta se os fabricantes sobreviverão a essa redução ao mesmo tempo que transformam sua produção de fósseis para elétricos.

A Nova Zelândia aumentou o subsídio dos elétricos para reduzir a diferença de preços. Segundo o The Guardian, um modelo elétrico novo pode receber mais de US$6.000 de subsídio e um usado, quase US$2.500. O transporte responde por ⅓ das emissões do país.

Por falar em elétricos, a Reuters conta que a Indonésia pretende que, até 2040, as vendas de motos sejam apenas de modelos elétricos e, até 2050, que o mesmo ocorra para as vendas de carros. O artigo cita que as vendas anuais de motos passam de 6,5 milhões e as de carros chegam a 1 milhão por ano.

Leia mais sobre carros elétricos no ClimaInfo aqui.

ClimaInfo, 16 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar