Negociações preparatórias à COP26 seguem emperradas

negociações preparatórias COP26

Ao final de três semanas de discussões preparatórias para a Conferência do Clima de Glasgow (COP26), não houve avanços nas negociações do Artigo 6 referentes aos dois mercados de carbono regulados do Acordo de Paris. Também não houve avanços em relação ao financiamento climático nem em temas ligados à transparência. É esse conjunto de impasses que os negociadores levarão para Glasgow, caso se confirme a realização da COP.

O compromisso dos países ricos de contribuírem com US$100 bilhões anualmente segue muito mais na boca do que no bolso. O grupo de países mais pobres ameaça boicotar a Conferência se não houver avanços reais na questão.

Sobre os mercados de carbono, o impasse está em pontos aos quais negociadores brasileiros se agarram há anos: um período de transição indefinido para a implantação dos ajustes correspondentes; e outro período de transição durante o qual os créditos de carbono do Protocolo de Quioto seguem valendo. Os europeus, assim como a atmosfera, entendem que sem os ajustes correspondentes, a concentração de CO2 aumenta. Hoje, os créditos de Quioto continuam válidos e custam entre 1 e 3 dólares a tonelada, basicamente porque a Europa não aceita créditos deste tipo dos grandes países em desenvolvimento. Prorrogar Quioto não os fará mudar de ideia.

A secretária-executiva da Convenção, Patricia Espinosa, falou da metade cheia do copo: “Enquanto uma quantidade significativa de trabalho permanece, um bom progresso tem sido feito em muitas questões. Minha avaliação geral é positiva”.

A IETA, associação internacional de mercados de carbono, foi menos otimista: “Embora não esperássemos decisões formais, as sessões pouco fizeram para avançar o trabalho substantivo, porque muitas partes simplesmente reafirmaram posições antigas e reabriram questões que estavam próximas do fechamento na última COP em Madri.”

AFP, Associated Press, Climate Home e Reuters comentaram as discussões.

 

Leia mais sobre COP26 no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 18 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.