Fora dos holofotes, Salles tenta se manter ministro

Salles
Created with GIMP

Depois de ser alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal, Ricardo Salles resolveu “dar um tempo” nas aparições públicas e priorizar esforços para permanecer no ministério. Segundo Jussara Soares n’O Globo, o objetivo é evitar gestos que pareçam provocação ao STF e que, por consequência, azedem ainda mais a situação jurídica de Salles na Corte.

Dentro do governo, por ora, a situação do ministro ainda é confortável: Bolsonaro mantém confiança pública em Salles e vem rejeitando a pressão de aliados políticos no Congresso e do empresariado para substituí-lo.

Com Salles escondido, o vice-presidente-general Mourão tenta aproveitar a ocasião para retomar o protagonismo na agenda ambiental dentro do governo Bolsonaro. Em conversa com Malu Gaspar no podcast A Malu Tá ON (O Globo), Mourão comentou sobre a explosão recente do desmatamento e a nova operação de garantia da lei e da ordem (GLO) que o governo prepara para auxiliar a fiscalização ambiental na Amazônia nos próximos meses. O vice também reclamou da falta de pessoal nos órgãos ambientais – um problema crônico que o governo Bolsonaro intensificou nos últimos anos. Não faltaram indiretas saborosas de Mourão ao desafeto Salles.

Enquanto isso, o IBAMA se manifestou no STF defendendo o polêmico despacho que facilitou a exportação de madeira sem autorização específica. De acordo com investigadores da Polícia Federal, o despacho assinado pelo presidente afastado do IBAMA, Eduardo Bim, está no centro do esquema de contrabando de madeira desbaratado pela Operação Akuanduba. O IBAMA defendeu a mudança normativa e negou que esta tenha comprometido a fiscalização; para o órgão, o despacho teve como objetivo evitar “morosidade”. O despacho foi anulado pelo STF, e o IBAMA foi forçado a retomar as normativas anteriores de fiscalização. O Valor deu mais detalhes.

Em tempo: Enquanto o governo Bolsonaro persegue o próprio rabo e se omite no combate ao desmatamento na Amazônia, a posição da União Europeia segue firme e intransigente no que diz respeito às exigências ambientais atreladas ao acordo comercial com o Mercosul. Para o embaixador da UE no país, Ignacio Ybáñez, o crescimento do desmatamento pode inviabilizar qualquer possibilidade de aprovação do tratado pelos países europeus. “O índice de desmatamento de abril e maio não é um bom sinal”, comentou Ybáñez em evento da Confederação Nacional da Indústria nesta 5ª feira (17/6). Correio Braziliense e O Globo repercutiram a fala.

 

Leia mais sobre Salles madeira ilegal no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 18 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.