Nissan quer desenvolver carros elétricos com células a hidrogênio e etanol no Brasil

Nissan etanol elétrico

A montadora japonesa Nissan anunciou um novo acordo com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) para pesquisar tecnologias para o desenvolvimento de veículos elétricos movidos a célula de combustível de óxido sólido (SOFC) a partir do hidrogênio e do etanol. O objetivo do acordo é avaliar a viabilidade comercial dessas tecnologias. Um dos pontos a serem analisados pela parceria, por exemplo, é a integração do reformador à célula de combustível, o que permitiria uma redução no tamanho do sistema de geração de energia e, consequentemente, o barateamento da produção do veículo. O Olhar Digital deu mais informações.

A iniciativa exemplifica o potencial do mercado brasileiro para o desenvolvimento e a disseminação de soluções limpas para a indústria automobilística. Isso começa a ser sentido com mais força no transporte de carga, com a chegada de novas empresas e novos projetos de montagem de caminhões elétricos no Brasil. O Estadão destacou o movimento e elencou obstáculos para sua intensificação no curto prazo – em particular, a falta de incentivos pelo governo federal.

Em tempo: A Siemens Energy está de olho na possibilidade de desenvolver tecnologias para produção de hidrogênio verde na América Latina. No Brasil, a empresa tem atuado no desenvolvimento dessa tecnologia para processos industriais, como no setor químico, em particular, por meio de um projeto piloto com a Braskem. O Valor destacou a empolgação dos executivos da Siemens com o potencial do mercado latino-americano.

 

Leia mais sobre carros elétricos e hidrogênio verde no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 21 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.