As incertezas da diplomacia climática para a COP26

COP26 negociações climáticas

Frustração é a palavra que sintetiza o ânimo de ativistas climáticos depois de três semanas de negociações virtuais na ONU. Além das dificuldades tecnológicas enfrentadas ao longo das conversas, o que já era esperado, a falta de avanço em temas fundamentais para destravar a agenda diplomática antes da COP26 foi um balde de água fria na cabeça de quem esperava por mais ambição e progresso dos países no pós-pandemia.

O Observatório do Clima (OC) ironizou o resultado final das sessões virtuais de negociação: a única conclusão das conversas foi a necessidade de marcar novas conversas, desta vez presenciais, em Londres, no mês que vem. Já a Climate Action Network (CAN International), no seu boletim ECO, observou a incerteza que ainda prejudica as nações mais pobres no caminho para Glasgow no final do ano. Mesmo com as repetidas promessas da ONU e do governo britânico, ainda não há um plano claro que garanta a realização de uma conferência presencial, com a participação de negociadores e observadores de todos os países.

Dois obstáculos permanecem obstruindo o processo de negociação. Primeiro, a questão do financiamento climático: o encontro do G7, realizado na semana passada, não trouxe promessas de novos recursos financeiros para apoiar mitigação e adaptação nos países pobres. Sem a adição de dinheiro novo ao bolo do financiamento climático, a expectativa de sucesso nas negociações em Glasgow diminui consideravelmente. E, segundo, a novela interminável do mercado de carbono sob o Artigo 6 do Acordo de Paris, o último item que falta para que o regime funcione plenamente. Como destacamos na semana passada, o principal impasse aqui está no período de transição para a implantação dos ajustes correspondentes e o “prazo de validade” dos créditos de carbono obtidos via o Protocolo de Quioto sob o sistema de Paris.

BBC, Bloomberg, Financial Times, Guardian e Inside Climate News fizeram um balanço das conversas virtuais da ONU sobre clima e da reação negativa de ativistas e especialistas ao resultado delas. O Carbon Brief fez um sumário mais detalhado das negociações.

 

Leia mais sobre COP26 no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 21 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.