A cascata em série de pontos de ruptura

29 de junho de 2021

Quatro dos grandes sistemas climáticos estão próximos de seus pontos de ruptura (tipping points) e a desestabilização de um deles pode empurrar os outros para além do ponto sem retorno. No começo do mês, comentamos um trabalho publicado na Copernicus sobre estas conexões e os efeitos sobre os sistemas da temperatura média global atingir 2°C, a meta cravada no Acordo de Paris. O trabalho conecta o derretimento das geleiras na Groenlândia e na Antártica, a redução da Circulação Meridional de Capotamento do Atlântico (AMOC, na sigla em inglês) e a Floresta Amazônica. O aumento da temperatura global acelera o derretimento das plataformas de gelo da Groenlândia. A AMOC inclui a Corrente do Golfo que transporta, basicamente na superfície, as águas quentes do Caribe e Golfo do México para o norte, margeando o litoral oeste de Irlanda, Grã-Bretanha e Escandinávia. Essas águas vão se resfriando e ao se aproximar do Círculo Polar, afundam. Essa água fria é levada de volta para os trópicos onde, aquecidas, voltam à superfície. Outra característica desta corrente é sua salinidade. A corrente quente que vai em direção ao norte é mais salgada e a corrente fria que volta é menos salgada. O derretimento das geleiras despeja muita água doce no mar, o que faz a AMOC ralentar e a região de capotamento mover-se em direção ao Equador. Com isso, a parte do calor que ia para o norte fica “preso” nos trópicos. Nobre explica que esse calor extra favorece secas mais fortes na Amazônia e a floresta pode atingir seu ponto de ruptura. Parte desse calor acaba indo para o outro pólo, acelerando o degelo da Antártica.

Nas simulações feitas, mesmo limitando-se o aquecimento global conforme acordado em Paris, ou seja, aos 2°C, é alta a probabilidade desses dominós sistêmicos derrubarem uns aos outros.

A BBC fez um excelente resumo do trabalho que nos fez voltar ao assunto, inclusive conversando com o climatólogo Carlos Nobre sobre a conexão do clima na Amazônia com os outros 3 sistemas.

 

Leia mais sobre crise climática e o climatologista Carlos Nobre no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 29 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar