60 anos de sinais ignorados: como chegamos à crise climática?

crise climática

A história de como a mudança climática, durante os últimos 60 anos, foi escondida, ridicularizada e, graças à participação ativa das petroleiras, empurrada para frente é contada por Alice Bell em um livro que está sendo lançado esta semana na Inglaterra.

Bell escreveu um artigo no The Guardian pinçando algumas histórias e alertando que “os vendedores de confusão manipularam as forças positivas da ciência – como ser cético – para seus próprios fins, mas também fizeram uso de outros recursos, exacerbando diferenças geracionais, explorando a aversão da comunidade científica à dramatização, e propagando a noção de quem eram parceiros políticos legítimos (por exemplo, governos) e quem não eram (ativistas).” O livro será vendido pela Amazon a partir de setembro.

Enquanto isso, o The Guardian comenta uma pesquisa de opinião realizada em 16 países, inclusive no Brasil. A pesquisa encontrou cerca de metade dos entrevistados achando que ainda há tempo para resolver a crise, cerca de metade achando que mudanças no comportamento individual podem fazer uma grande diferença. Também cerca de metade gostaria que os produtos viessem etiquetados com sua pegada de carbono. Sobre quem é responsável pela crise, 21% dos brasileiros acham que nosso país não o é. Aliás, entre 20% e 30% dos italianos, espanhóis e coreanos também acham que a crise climática não é culpa deles.

 

Leia mais sobre crise climática e negacionismo climático no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 6 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.