Crise climática: estudo liga ação humana a tempestades mais intensas

emissões antropogênicas

O aquecimento global causado pelo aumento das emissões antropogênicas de gases de efeito estufa tem relação direta com a ocorrência mais frequente de eventos extremos de precipitação em todo o mundo. Essa é a conclusão de um estudo publicado nesta semana por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) na revista Nature Communications.

Na pesquisa, a primeira de atribuição climática feita sob esse recorte, os autores analisaram registros climáticos globais para examinar se as emissões de carbono causadas pela ação humana afetaram episódios de precipitação extrema. Os pesquisadores foram capazes de construir um panorama global e encontraram evidências de que a atividade humana está tornando mais frequente situações de chuva e tempestade intensa.

“O mecanismo dominante [que leva à precipitação extrema] para a maioria das regiões do mundo é que o ar mais quente pode reter mais vapor d’água – e isso alimenta as tempestades”, explicou Gavin Madakumbura, principal autor do artigo, ao Guardian. O estudo também sinaliza que a mudança climática causada pela humanidade também contribui para a maior ocorrência de episódios de seca. Conversation, Guardian e RTP repercutiram o estudo.

 

Leia mais sobre crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 8 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.