Países pobres pressionam G20 por mais financiamento climático

11 de julho de 2021

O encontro dos ministros de economia do G20, realizado na semana passada em Veneza, foi palco de novas cobranças por financiamento climático para as nações mais pobres. A pressão foi redobrada devido ao fracasso recente do G7, o grupo das sete nações mais desenvolvidas do mundo, em oferecer recursos adicionais para o financiamento da ação contra a mudança do clima nos países em desenvolvimento.

A questão é tida como central para o sucesso da próxima Conferência da ONU sobre o Clima (CPO26), prevista para novembro em Glasgow.

A Reuters destacou a fala do secretário-geral da ONU, António Guterres, quem defendeu mais “solidariedade” das nações mais ricas com as mais pobres, especialmente no que diz respeito à adaptação climática nos países mais vulneráveis. Além de novos compromissos, os países pobres também cobram das nações ricas o cumprimento da promessa de destinação de ao menos US$ 100 bilhões anuais para financiamento climático, o que ainda não aconteceu.

“Os países em desenvolvimento precisam de clareza e confiança agora que os US$ 100 bilhões por ano prometidos para ajudá-los a enfrentar as mudanças climáticas serão entregues”, escreveu Alok Sharma, presidente indicado da COP26, também na Reuters. No Climate Home, os ministros do meio ambiente da Costa Rica, Andrea Muza Murillo, e de Granada, Simon Stiell, fizeram coro às cobranças financeiras sobre o G20.

O comunicado final do encontro do G20, no entanto, não sinalizou mudanças substanciais no que diz respeito ao financiamento climático. Os ministros reconheceram a precificação do carbono como ferramenta potencial para lidar com a mudança do clima, bem como o investimento em infraestrutura sustentável e novas tecnologias energéticas, e a racionalização e a eliminação progressiva dos subsídios aos combustíveis fósseis. Ao mesmo tempo, o comunicado não prevê qualquer compromisso de neutralidade das emissões de carbono até 2050, na contramão do que muitos países vêm anunciando nos últimos tempos. A Reuters repercutiu o texto.

 

Leia mais sobre adaptação e mitigação climáticas no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 12 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar