ONU quer um “Acordo de Paris” para reverter perda de biodiversidade

perda de biodiversidade

O secretariado da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica (CDB) apresentou nesta 2ª feira (12/7) o mais recente esboço de acordo global para impulsionar a proteção da biodiversidade. O texto adota o estilo do Acordo de Paris para o clima, incorporando uma meta mundial para deter e reverter a destruição ecológica da Terra até o final da década.

Para tanto, a proposta de acordo prevê 21 ações possíveis, como a eliminação da poluição por plástico, a redução do uso de pesticidas e o corte de US$ 500 bilhões em subsídios governamentais para atividades econômicas prejudiciais ao meio ambiente.

Além disso, o texto também define a redução da taxa de extinção de espécies em 90% e a proteção legal de pelo menos 30% dos oceanos e terras do mundo até 2030. Atualmente, cerca de 17% dos continentes e 7% dos mares estão sob algum tipo de proteção.

A priori, os países terão até outubro, data prevista para realização da Conferência da CDB de Kunming (COP15), na China, para revisar o texto. No entanto, negociadores e observadores esperam que o encontro seja adiado mais uma vez devido à situação da pandemia. Guardian e Reuters destacaram a proposta de acordo.

Em tempo: Phillippe Watanabe escreveu na Folha que a derrubada da floresta está colocando em risco a sobrevivência das harpias, uma das maiores e mais fortes aves do mundo. Um estudo recente mostrou que o desmate está dificultando a capacidade da espécie de alimentar seus filhotes.

 

Leia mais sobre perda de biodiversidade no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 13 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.