Pantanal: fogo começa a preocupar

fogo no Pantanal

O Pantanal adentra a temporada seca em situação preocupante. No último final de semana, grandes focos de incêndio no Mato Grosso do Sul consumiram cerca de 3 mil hectares no Banhado do Rio da Prata.

Segundo o Estadão, pelo menos 100 bombeiros militares estão acampados na região de Porto Morrinho para combater o fogo. O temor é de que as chamas atinjam o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, uma Unidade de Conservação Federal com 76,4 mil hectares nas proximidades de Bonito (MS). O G1 também repercutiu a notícia.

O governo estadual avalia decretar emergência em alguns municípios pantaneiros para facilitar ações de combate ao fogo. De acordo com o secretário de meio ambiente do MS, Jaime Verruck, a previsão meteorológica para os próximos três meses mostra um volume de chuvas até 50% abaixo da média histórica.

Já o Globo Rural visitou a região de Porto Cercado, no Mato Grosso. Moradores estão apreensivos com a estiagem, que já provoca a redução do nível dos rios pantaneiros. Sem água nem mesmo para consumo humano, a população local teme que a volta das queimadas encontre um Pantanal ainda mais seco do que o do ano passado.

 

Leia mais sobre queimadas no Pantanal e governo Bolsonaro queimadas no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 13 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.