Calor intensifica incêndios florestais nos EUA e na Rússia

EUA Rússia incêndios florestais

A forte onda de calor que assola a parte ocidental dos EUA está proliferando focos de incêndio florestal. Ontem, mais de 60 localidades em 10 estados norte-americanos estavam em chamas. O maior dos focos aconteceu no Oregon, onde o fogo consumiu uma área de quase 750 km2, duas vezes o tamanho da cidade de Portland, a maior daquele estado. O Globo fala da situação.

Mais da metade dos grandes incêndios ativos se concentraram nos estados de Arizona, Idaho e Montana, com focos presentes também em Washington, Califórnia, Nevada, Wyoming e Alasca. De acordo com o Guardian, ao menos 16 mil bombeiros estão envolvidos nas operações antifogo no oeste dos EUA. A Associated Press destacou a situação de comunidades indígenas dos Povos Klamath, no Oregon, atingidas por um incêndio massivo no último final de semana. O fogo consumiu não apenas a vegetação, mas também destruiu casas e queimou itens de valor cultural e histórico.

Já na Rússia, focos de incêndio se espalham em diferentes áreas do país. Na Sibéria, as chamas devastaram mais de 800 mil hectares de floresta. O exército russo enviou aviões de combate a incêndio, além de 2,6 mil bombeiros para a região de Yakutia, ao norte, a mais afetada pelo fogo. Nos últimos dias, incêndios também foram registrados nos Montes Urais, impulsionados pelo clima quente que tomou a maior parte da Rússia europeia nas últimas semanas. Guardian e Reuters deram mais detalhes.

 

Leia mais sobre ondas de calor no hemisfério norteincêndios florestais no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 15 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.