China se prepara para inaugurar sistema nacional de comércio de emissões

14 de julho de 2021

A China anunciou o lançamento de seu mercado de carbono para a próxima 6ª feira, segundo a Bloomberg, ou até o final do mês, segundo a SCMP e a Reuters. A indefinição vem sendo a marca registrada da iniciativa, originalmente prevista para dezembro de 2017.

Inicialmente, 2.225 empresas do setor elétrico receberão permissões para emitir. O volume de permissões alocada a cada uma dependerá da intensidade de carbono, ou seja, das emissões de carbono por MWh gerado. Aquelas que emitirem menos do que a meta, poderão vender suas permissões para aquelas que não conseguirem a redução exigida.

Metas de intensidade são menos rigorosas do que metas absolutas. Como citado na explicação da Reuters, uma empresa que exceder em 100% o volume de suas permissões, só precisará comprar mais 20% no mercado. Além disso, nesta fase inicial, só as térmicas a carvão terão obrigações – as térmicas a gás receberão permissões, mas não terão metas a cumprir.

Numa segunda etapa, outros oito setores entrarão no mercado: química e petroquímica, materiais de construção (aço e cimento), metais não-ferrosos, papel e celulose e a aviação. Ainda não se sabe quando esta extensão ocorrerá.

A China é o maior emissor do mundo e, nesta primeira etapa, o mercado estará abarcando emissões de 4 bilhões de tCO2e, correspondentes a 40% das emissões chinesas ou ao dobro das emissões brasileiras.

Espera-se que o mercado tenha pouco impacto nas emissões do país. Experiências piloto giraram com um preço de US$ 7 por tonelada, algo que as elétricas podem tirar de letra. Se e quando o preço atingir os praticados na Europa, algo como 10 vezes mais, o mercado será testado para valer.

Além das matérias da Reuters, vale ver as da Bloomberg e do Wall Street Journal.

 

Leia mais sobre China emissões e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 15 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

 

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar