A mudança climática acelera e surpreende cientistas

28 de julho de 2021

As últimas inundações em quase todos os continentes e as fortes ondas de calor das últimas semanas surpreenderam até os cientistas climáticos pela intensidade inédita. O que anos atrás eram eventos que aconteciam a cada século, agora desabam a cada 2 ou 3 anos. As inundações na Alemanha foram provocadas por uma massa de ar quente que cobriu uma grande área e se deslocou muito lentamente. O mesmo havia acontecido na costa oeste do Canadá e EUA. Por trás do tamanho e da baixa velocidade esteve uma ondulação e enfraquecimento do jet stream em direção ao Norte que puxou o ar quente tropical. O que se movia à jato, passou a variar a velocidades bem mais baixas. É certo que a mudança do clima é pelo menos uma das causas dessa oscilação.

As inundações em Henan, na China, foram provocadas pela colisão do tufão In-fa com uma área de alta pressão possivelmente gerada pelo mesmo jet stream.

A nova onda de calor também na fronteira entre os EUA e Canadá, desta vez na região central dos grandes lagos também está fazendo estragos e, novamente, a oscilação e enfraquecimento do jet stream.

Na última semana saíram vários artigos a respeito. Sobre o jet stream, vale ver matérias da Science, Bloomberg, Financial Times, El País e do The Guardian.

Sobre os impactos, vale ver outra matéria da Bloomberg, uma da Carbon Brief  sobre recordes climáticos e outra sobre o estado do clima em 2021.

Um artigo do Financial Times traz as variações malucas de temperatura ao redor do mundo e outro sobre os incêndios florestais na Califórnia.

O New York Times traz um artigo chamado “Apocalipse já” e outro sobre chuvas, inundações e deslizamentos na Índia.

O Estadão entrevistou Artaxo, da USP, sobre o lançamento próximo da primeira parte do 6o relatório de avaliação do IPCC sobre as mudanças climáticas. Artaxo avisa que a “mudança climática não é questão de futuro, é questão do presente”. Com o mesmo tom, o Washington Post diz que chegou o momento da verdade sobre a mudança climática.

A Scientific American traz um artigo explicando porque as ondas de calor são tão mortais.

 

Leia mais sobre mudança do clima e ciência climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 28 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar