Frio recorde no Brasil, calor extremo nos EUA, enchentes históricas na Europa e China: sem cerimônia, a crise climática bate à porta

crise climática

Quem acompanha o noticiário recente pode achar que o clima da Terra entrou “em parafuso”. No hemisfério norte, o verão tem sido marcado por episódios de calor extremo e fortes tempestades, causando prejuízos humanos e materiais na América do Norte, Europa e Ásia. Já no sul, o inverno parece uma montanha-russa, com variações rápidas e brutais de temperaturas para cima e para baixo. É o que está acontecendo agora em boa parte do Brasil, com a chegada de uma megafrente fria que derrubou os termômetros desde o Rio Grande do Sul até o Mato Grosso.

Na BBC Brasil, João Fellet fez um panorama sobre o como os eventos climáticos extremos que estão acontecendo nos últimos tempos em diversas partes do mundo estão relacionados com a mudança do clima. O aumento da temperatura média da Terra, decorrente do acúmulo crescente de gases de efeito estufa liberados pelas atividades econômicas na atmosfera, favorece a intensificação de episódios extremos de calor e frio.

A frente fria desta semana é um exemplo disso. Como explicou Marcelo Seluchi, meteorologista do CEMADEN a’O Globo, a onda de frio pode deixar a temperatura mínima próxima do zero numa área que vai desde a cidade mais austral da América, Ushuaia, até São Paulo. “Essas temperaturas são normais no Sul do continente, mas não em parte do Sul e do Sudeste brasileiros. Então, Ushuaia, Buenos Aires, Montevidéu, Porto Alegre e São Paulo podem ter a mesma temperatura num dado momento porque essa massa se desloca muito depressa”, disse.

 

Leia mais sobre crise climática e eventos climáticos extremos no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 29 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.