Salles 2.0: novo ministro imita antecessor e distorce dados sobre desmatamento e queda na fiscalização

28 de julho de 2021

Ministro novo, velhas desculpas esfarrapadas. O Fakebook destrinchou um documento publicado pelo ministério do meio ambiente nesta semana no qual a pasta sintetizou “os esforços e resultados alcançados no que toca ao controle do desmatamento ilegal e dos incêndios florestais” em 2020 – o que parece uma piada de mau gosto, considerando a explosão do desmatamento e das queimadas no último ano.

No documento, Joaquim Álvaro Pereira Leite repetiu alguns dos greatest hits que marcaram a gestão de seu antecessor, Ricardo Salles. O ministro justificou, por exemplo, a queda na fiscalização no ano passado alegando efeitos da pandemia; como o Fakebook lembrou, a fiscalização remota poderia ter sido uma solução para evitar um apagão generalizado, mas o governo preferiu ignorar a possibilidade. Além disso, a redução das autuações ambientais precede a chegada da COVID-19 ao país: desde 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro, o cenário foi de desmobilização e enfraquecimento dos órgãos ambientais.

Outro exemplo de distorção foi a “constatação” do desmatamento a partir de 2012 demonstrar “o esgotamento das iniciativas anteriores” e corroborar “a necessidade de desenvolver novas soluções”. Na verdade, o governo Bolsonaro abandonou completamente o plano de combate ao desmatamento na Amazônia (PPCDAm) e não desenvolveu nenhum plano alternativo. O resultado disso foi um aumento expressivo de 61% do desmatamento em 2019-2020 na comparação com 2013-2018.

 

Leia mais sobre Joaquim Álvaro Pereira Leite e governo Bolsonaro desmonte ambiental e no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 29 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar