73% das emissões globais de energia vêm de apenas 5% das térmicas fósseis

3 de agosto de 2021

Menos de 1.500 das quase 30.000 térmicas fósseis responderam, em 2018, por quase ¾ das emissões de todo o setor elétrico global. Um trabalho publicado na Environmental Research Letters defende colocar o foco nestas superemissoras para reduzir a poluição que provocam. Das 10 mais poluentes, 2 ficam na Europa, 2 na Índia e 3 na Coreia do Sul. China, Japão e Taiwan têm uma cada. Se no agregado, a China é de longe a maior emissora e tem, hoje, a maior frota de térmicas a carvão, suas plantas são menores e, portanto, não entraram na classificação. O trabalho traz outro dado interessante sobre essas 10 mais: todas são menos eficientes do que a média das térmicas do país de origem e emitem mais dióxido de carbono por MWh gerado – algo entre 30% e 75% mais. Isso sugere que haveria muito espaço para reduzir as emissões destas superemissoras. A Vice comentou o trabalho.

Em tempo: Neste século, nos EUA, o aumento da capacidade hidrelétrica vem da instalação de turbinas em barragens existentes e na instalação de equipamentos mais eficientes em usinas antigas.

Como diz um artigo na 360 Yale, a era da construção de grandes usinas se encerrou na virada do século e que há um potencial de mais 1,5 GW a ser explorado. Aqui o potencial é pelo menos 6 vezes maior só contando com a repotenciação de cerca de 50 das grandes hidrelétricas. O Estadão cita um estudo da EPE de 2019 sobre essas usinas e aponta duas razões para isso não acontecer: o interesse nas grandes obras sempre foi mais forte e a própria regulação do setor, que desestimula os donos das usinas a gerarem mais energia com a mesma quantidade de água.

 

Leia mais sobre termelétricas fósseis e emissões de gases de efeito estufa no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 3 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar