Seca e problemas de gestão hídrica causam protestos no Irã

seca Irã

O Irã enfrenta a seca mais forte em mais de 50 anos, o que está causando frustração e ansiedade na população, já prejudicada pelos efeitos das sanções internacionais contra o país por conta de seu programa nuclear. No Climate Home, Joe Lo relata que a escassez de água coloca em risco a sobrevivência de agricultores, que estão sendo forçados a deixar suas aldeias para viver em assentamentos precários na periferia das cidades iranianas. Como consequência, protestos começaram a eclodir em diversos pontos do país, com as pessoas irritadas com a inação do governo iraniano para garantir o abastecimento de água.

O problema não se resume à seca: a gestão hídrica no Irã é tida como desastrosa. Além da falta de coordenação entre as diferentes agências governamentais envolvidas com a água, a construção de projetos hidrelétricos e o sucateamento dos sistemas de irrigação nas últimas décadas também contribuíram para o esgotamento hídrico.

Enquanto isso, na Turquia, o calor intenso e os incêndios florestais seguem causando destruição. A situação é tamanha que o governo turco reconheceu que não tem condições de enfrentar o fogo sozinho e pediu ajuda para a comunidade internacional. A União Europeia prometeu enviar aviões-tanque para o combate às chamas no oeste e no sul do país. Quase 95 mil hectares foram devastados pelo fogo na última semana, bem acima da média de 13,5 mil afetados anualmente por incêndios desse tipo nos últimos 12 anos. Associated Press, Guardian e Reuters publicaram informações atualizadas sobre os incêndios na Turquia.

Na Grécia, as autoridades locais pediram à população que conserve energia por causa do calor. Os termômetros devem chegar a 44°C nesta semana em diversos pontos do país, o que pode causar um aumento acentuado da demanda energética em plena temporada turística. Para os gregos, esta é a pior onda de calor em mais de 30 anos. Na Itália, mais de 800 focos de fogo foram registrados neste final de semana, principalmente no sul. Os incêndios forçaram os bombeiros a retirar mais de 200 pessoas de suas casas na região de Pescara, no Mar Adriático. A ilha da Sicília, no Mediterrâneo, é a que mais registrou incêndios no país.

 

Leia mais sobre gestão da água e crise hídrica no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 3 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.