Crise climática: milhões estão sob risco crescente de enchentes, diz estudo

crise climática enchentes

As quase mil inundações de escala que aconteceram entre 2000 e 2018 atingiram quase 300 milhões de pessoas. Com o clima mudando, esses números só tendem a aumentar. Pesquisadores de um trabalho que acaba de sair na Nature usaram fotografias de satélite para mapear os eventos e estimar a população atingida.

A primeira constatação foi a de que os modelos climáticos subestimaram o tamanho do dano material e em vidas. A constatação mais importante é que a população nas áreas com risco de inundação aumentou no período 34%, enquanto a do planeta todo aumentou 19%. Quase metade dos eventos aconteceram na Ásia, região seguida de todas as Américas, da África, Europa e Oceania, o que não chegou a ser surpresa. O trabalho também inovou ao incluir inundações provocadas pelo derretimento das neves e pelo rompimento de barragens.

Vale ler um comentário na própria Nature que ressalta a importância do trabalho. Saíram matérias a respeito, dentre outros, na Folha, The Guardian, BBC, Washington Post e CNN.

 

Leia mais sobre crise climática e eventos climáticos extremos no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 5 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.