Incêndios na Grécia ameaçam Patrimônio Histórico da Humanidade

Grécia incêndios florestais

Os incêndios florestais ganharam força na Grécia nesta 5ª feira (5/8). Atenas ficou encoberta por um paredão de fumaça decorrente dos focos de fogo que cercam a capital grega. A temperatura chegou a 40°C na cidade, o que fez as autoridades locais reforçarem os alertas à população sobre os impactos do calor forte e da fumaça à saúde. Milhares de pessoas seguem desabrigadas depois de terem sido evacuadas nos distritos e cidades mais atingidas no entorno de Atenas.

Uma das áreas ameaçadas pelo fogo é o sítio arqueológico de Olímpia, no oeste do Peloponeso, onde os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram disputados. Autoridades locais e soldados gregos passaram o dia cavando trincheiras ao redor da área para evitar que as chamas avancem pelo terreno. NY Times e Reuters destacaram a situação em Olímpia.

Deutsche Welle e Guardian fizeram um panorama do impacto dos incêndios florestais na Europa. Ao todo, oito pessoas morreram na Turquia ao longo desta semana, enquanto bombeiros e soldados combatiam centenas de focos de incêndio. O Climate Home destacou a situação em Manavgat, popular destino turístico na província de Antalya e uma das cidades mais atingidas pelo fogo. De acordo com o governo turco, ao menos 15 grandes incêndios estão ativos no país, espalhados por cinco províncias; nesta semana, outros 174 focos foram controlados.

Falando em governo turco, o Financial Times abordou o impacto dos incêndios na já combalida popularidade do presidente Recep Tayyip Erdogan, que está sendo criticado pela resposta de Ancara aos piores incêndios florestais da história da Turquia.

 

ClimaInfo, 6 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.