Grécia sofre com incêndios causados pelo forte calor

incêndios florestais Grécia

O calor intenso na Grécia facilitou uma verdadeira explosão de incêndios florestais nesta 3ª feira (3/8): em 24 horas, 81 incêndios foram registrados no país, o pior índice da história em um único dia. Em Atenas, o foco se aproximou de bairros residenciais e obrigou a evacuação de milhares de pessoas. Além do calor, que deixou o solo e a vegetação ressecados, os ventos também contribuem para espalhar o fogo.  Segundo a Associated Press, mais de 500 bombeiros foram mobilizados para conter o incêndio na capital grega. O chefe da defesa civil do país, Nikos Hardalias, ressaltou que esta é “uma das piores ondas de calor dos últimos 40 anos”. Também em Atenas, as autoridades locais voltaram a fechar a Acrópole por causa da alta temperatura e do sol inclemente: os termômetros registraram 42°C. Guardian e Reuters destacaram os incêndios na Grécia.

Na vizinha Turquia, a situação segue dramática: desde o último fim de semana, o país sofre com centenas de focos de incêndio, especialmente no oeste, ao longo da costa mediterrânea. De acordo com a Bloomberg, os incêndios despertaram irritação da população turca com o governo de Recep Tayyip Erdogan: nas redes sociais, cidadãos turcos criticaram a resposta das autoridades do país à crise, colocando a responsabilidade nas costas do impopular (e autoritário) presidente do país.

Segundo a Reuters, o fogo também está causando preocupações sobre o sistema elétrico da Turquia: no sudoeste do país, uma usina termelétrica teve que ser desativada emergencialmente por causa do avanço do fogo na região. Os governos da Espanha e da Croácia mandaram aviões-tanque para ajudar no combate aos incêndios na Turquia.

 

ClimaInfo, 4 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.