Relatório do IPCC sugere que não haverá “normal” tão cedo

Relatório do IPCC normal

Os impactos da mudança climática já estão por toda parte e, pelo que indica o relatório do IPCC, o que era “normal” levará um bom tempo para voltar – se tudo correr bem. Um artigo de Mark Blyth, no The Guardian, diz que, provavelmente, a reação dos governos será anunciar coisas aqui e ali, mas que “tudo voltará ao normal”. Blyth conta que há uma tendência humana para achar que, mesmo após catástrofes, tudo voltará ao normal.

Enquanto isso, os estragos ficam mais frequentes.

O Fred é a sexta tempestade tropical a se formar no Atlântico em uma estação que promete ser inesquecível. Não há nos registros 6 tempestades nomeadas aparecendo antes do final de agosto. O centro de monitoramento de furacões da NOAA (sigla em inglês da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) prevê que ele chegará à Flórida antes do final da semana. Ontem, Fred passou pelo Haiti e pela República Dominicana. A BBC, CNN, CBS, New York Times e o Weather estão acompanhando o Fred.

O noroeste dos EUA está vivendo outra onda de calor, a menos de dois meses da última e que deve durar até o final de semana. Deve ser menos forte do que a de junho, mas, ainda sim, a região não está preparada para tanto calor. A notícia é do New York Times. A respeito da onda anterior, outra matéria deles conta sobre uma recontagem dos óbitos ocorridos naquela semana e sugere que houve 600 adicionais ao que teria acontecido sem a onda.

 

ClimaInfo, 12 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.