Pela 1ª vez, o ponto mais alto da Groenlândia registra ocorrência de chuvas

Groenlândia chuva

Ao invés de neve, chuva. Pela 1ª vez na história, o ponto mais alto do manto de gelo que cobre a ilha da Groenlândia registrou a queda de água líquida ao invés de congelada, em mais um sinal alarmante sobre a gravidade da crise climática global.

De acordo com a National Science Foundation dos EUA, a equipe da Estação Summit, localizada em uma altitude de quase 3 mil metros em relação ao nível do mar, reportou a ocorrência de chuva no dia 14 de agosto, chuva que persistiu ao longo do dia. A chuva coincidiu com temperaturas acima da média histórica na região, o que intensificou o derretimento do gelo.

Em alguns pontos, os termômetros chegaram a atingir 18°C acima da média. No cume, as temperaturas subiram para 1°C. Entre os dias 14 e 15, a extensão do derretimento de gelo atingiu um pico de 872 mil km2; apenas 2012 e 2021 tiveram mais de um evento de derretimento de gelo que superou os 800 mil km2.

“Em 15 de agosto de 2021, a massa superficial perdida foi sete vezes acima da média de meados de agosto”, destacou o Centro Nacional de Informação sobre Gelo e Neve (NSIDC) dos EUA. “Neste ponto da temporada, grandes áreas de gelo descoberto existem ao longo de grande parte das áreas costeiras do sudoeste e do norte, sem capacidade de absorção do derretimento ou a chuva. Portanto, a água acumulada na superfície flui morro abaixo e, eventualmente, no oceano”.

BBC, CNN, Estadão, Reuters e Washington Post repercutiram a notícia.

 

Leia mais sobre derretimento de geleiras e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 23 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.