Estudo: motoristas estão expostos a altas doses de poluição mesmo em períodos curtos de engarrafamento

motoristas poluição do ar

Um estudo internacional revelou que mesmo um período relativamente curto em locais de alta concentração de poluição atmosférica é suficiente para expor motoristas e passageiros a doses significativas de material particulado perigoso que pode causar danos à saúde humana. A análise comparou dados de poluição e impacto da exposição de pessoas a partículas inaláveis finas com diâmetro menor do que 2,5 milionésimos de metro (MP2,5) em dez cidades de todo o mundo, incluindo São Paulo.

As cidades com maior relação entre tempo de exposição e inalação de poluentes foram Guangzhou (China) e Adis Abeba (Etiópia): nessas localidades, as pessoas inalaram mais da metade (entre 54% e 56%) da quantidade total de MP2,5 em menos de um 1/3 do tempo de rota (26%-28%). Em São Paulo, 35% da inalação desse tipo de partícula aconteceu em 17% do tempo de rota (aproximadamente oito minutos). Em termos de mortalidade, Dar-es-Salaam (Tanzânia), Blantyre (Malawi) e Daca (Bangladesh) apresentaram as maiores taxas – respectivamente, 2,46 óbitos por 100 mil passageiros ao ano, 1,11 e 1,1. Os menores índices de mortalidade foram registrados em São Paulo (0,1), na colombiana Medellín (0,07) e na iraquiana Suleimânia (0,02).

A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do projeto Clean Air Engineering for Cities (CArE-Cities), da Universidade de Surrey (Reino Unido), e os resultados foram publicados na revista Environment International. A Agência FAPESP destacou os principais pontos do estudo.

 

ClimaInfo, 27 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.