NOAA: mesmo com pandemia, indicadores climáticos da Terra tiveram pior desempenho em 2020

26 de agosto de 2021

A pandemia e a paralisação da economia global ao longo de 2020 não foram capazes de conter a piora dos indicadores climáticos globais. A conclusão é da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), que lançou um relatório sobre o estado do clima global no ano passado. Enquanto a humanidade lutava contra a COVID-19, as temperaturas médias globais ficaram em patamares similares aos atingidos nos piores anos antes da pandemia. Além disso, fontes misteriosas de metano elevaram as concentrações atmosféricas desse gás a picos sem precedentes. Na terra, o fogo devastou grandes áreas nas Américas, Europa, Ásia e África; no mar, os níveis foram os mais altos já registrados.

A análise da NOAA baseou-se em pesquisas de 530 cientistas em 66 países e foi publicada no Bulletin of the American Meteorological Society nesta semana. Os dados apresentados corroboram estudos recentes sobre o impacto diminuto da pandemia sobre o clima, além do relatório recente do IPCC que destacou a gravidade cada vez maior da crise climática.

Em 2020, as emissões de dióxido de carbono (CO2) caíram entre 6% e 7%; no entanto, a concentração média de CO2 na atmosfera aumentou para 412,5 partes por milhão (ppm), cerca de 2,5 ppm acima da média de 2019. Ao mesmo tempo, a concentração de metano aumentou para 14,9 ppm em 2020, o maior nível em milênios. Os cientistas não sabem o que causou esse aumento: a principal suspeita, a partir do tipo de metano em questão, é que ele tenha origem em processos microbióticos, e não na exploração de combustíveis fósseis. Estudos recentes abordaram o risco cada vez maior de que o degelo nas florestas de tundras e o do permafrost no hemisfério norte esteja acionando verdadeiras “bombas de metano” – grandes reservas desse gás que ficaram enterradas por milhares de anos.

CBS News e Washington Post deram mais detalhes sobre a análise da NOAA.

 

ClimaInfo, 27 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar