Com desmatamento em alta, Mourão faz nova excursão com embaixadores na Amazônia

mourão embaixadores

O vice-presidente Hamilton Mourão parece gostar do papel de guia turístico de embaixadores na Amazônia. Mais uma vez, ele visitou a região nesta 4ª feira (8/9) com diplomatas estrangeiros a tiracolo. Participaram da excursão representantes de oito países (Angola, Espanha, França, Índia, Japão, Paraguai, Suíça e Uruguai), além do Reino Unido e da União Europeia, acompanhados por jornalistas nacionais e estrangeiros e membros do Congresso Nacional e de alguns ministérios. Até a próxima 6ª feira (10/9), a comitiva visitará diversas localidades na região oriental da Amazônia, com foco no Pará. Entre as atividades previstas, estão um sobrevoo à Floresta Nacional do Carajás e visitas à usina de Belo Monte e a complexos mineradores da Vale. A Agência Brasil deu mais detalhes. Metrópoles também repercutiu.

Enquanto isso, a situação da floresta segue preocupante. O Poder360 destacou que os dados do sistema DETER/INPE para o último ano não permitem indicar se teremos uma queda ou um aumento na taxa de desmatamento no final deste ano, quando os dados do sistema PRODES forem divulgados. “Como é uma baixa discreta [4,6%, de acordo com o DETER], não dá para cravar que o valor oficial do PRODES vai ser menor que o valor do ano passado, que foi recorde. O que deve acontecer é um valor muito próximo de 2020”, disse Cláudio Almeida, coordenador do programa de monitoramento da Amazônia no INPE.

Em tempo: As cobranças internacionais por causa da devastação ambiental no Brasil começam a apertar a corda no pescoço da economia. De acordo com Fábio Pupo, na Folha, o ministério da economia concluiu que a pressão dos países, especialmente na Europa, deve afetar as exportações brasileiras nos próximos anos, a começar pelas vendas nos setores de ferro e aço. No Valor, Assis Moreira escreveu sobre a incerteza em torno das relações Brasil-Alemanha após a saída da chanceler Angela Merkel do poder. Qualquer que seja o resultado da eleição do próximo dia 26, já se prevê um recrudescimento do diálogo entre os dois países, com as principais forças políticas da Alemanha criticando duramente a conduta do governo de Jair Bolsonaro no Brasil.

 

Leia mais sobre governo Bolsonaro desmonte ambiental e RenovaBio no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 9 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.