Empresários envolvidos em protestos bolsonaristas têm ficha corrida de crimes ambientais

empresários crimes ambientais

“Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és”. O De Olho nos Ruralistas pesquisou as empresas envolvidas na invasão de caminhões à Esplanada dos Ministérios na 3ª feira, sete de setembro, na esteira das manifestações golpistas promovidas por Jair Bolsonaro.

A ficha corrida das empresas é digna de quem apoia o atual governo federal: crimes ambientais às pencas, acusações de uso de mão-de-obra em condições análogas à escravidão e conflitos com camponeses e indígenas. As empresas também têm um histórico de colaboração com a bancada ruralista no Congresso Nacional, doando dinheiro para campanhas eleitorais ao longo da última década.

Ainda sobre as estripulias golpistas do atual presidente da República, vale a pena destacar um trecho da fala do ministro Luís Roberto Barroso, do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), feita ontem (9/9): “Somos vítimas de chacota e de desprezo mundial. Um desprestígio maior do que a inflação, do que o desemprego, do que a queda de renda, do que a alta do dólar, do que a queda da bolsa, do que o desmatamento da Amazônia, do que o número de mortos pela pandemia, do que a fuga de cérebros e de investimentos. Mas, pior que tudo, nos diminui perante nós mesmos. Não podemos permitir a destruição das instituições para encobrir o fracasso econômico, social e moral que estamos vivendo”.

 

ClimaInfo, 10 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.