COP da biodiversidade: China promete fundo milionário para proteção do meio ambiente

13 de outubro de 2021

A primeira parte da COP da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) de Kunming (COP15) foi iniciada virtualmente nesta 2ª feira (11/10). Adiado por conta da pandemia, o encontro foi dividido em duas etapas, sendo que a segunda está prevista para acontecer presencialmente entre abril e maio de 2022 na China.

A principal novidade foi o compromisso do governo chinês em criar um fundo para proteção da biodiversidade nos países em desenvolvimento, com dotação inicial de US$ 233 milhões. O presidente da China, Xi Jinping, convidou os países desenvolvidos a contribuírem com o novo fundo. O mandatário também pediu aos negociadores que avancem com novas metas de proteção ambiental.

“Diante da dupla tarefa de recuperação econômica e proteção ambiental, os países em desenvolvimento precisam de ajuda e apoio”, disse Xi Jinping. AFP, Folha e Climate Home deram mais informações.

Já Lúcia Müzell destacou na RFI a resistência dos negociadores brasileiros à adoção dessas metas de proteção da biodiversidade, em especial aquela que amplia as áreas terrestres e marinhas protegidas de 17% para 30% até 2030. A principal bronca do Brasil está no risco de que países compradores de commodities possam cobrar dos vendedores garantias de que esses produtos não estão associados a atividades ambientalmente destrutivas, como desmatamento.

O primeiro resultado concreto da COP15 da CDB é a Declaração de Kunming, assinada por mais de 100 países nesta 4ª feira (13/10), na qual se comprometem a criar um novo pacto global para proteção da biodiversidade. O texto pede “ação urgente e integrada” para incorporar questões referentes à biodiversidade em todos os setores da economia. No entanto, como O Globo observou, o documento deixou em aberto diversos pontos (entre eles, as metas de conservação), que deverão ser discutidos na etapa final da Conferência. A Reuters também repercutiu a declaração.

 

ClimaInfo, 14 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar