MapBiomas: pecuária é atividade que mais usa terra no Brasil

13 de outubro de 2021

Uma das atividades produtivas mais intensivas em uso do solo, a pecuária ocupava 156 milhões de hectares do território brasileiro no ano passado, de acordo com dados apresentados ontem (13/10) pelo MapBiomas. A área equivale a mais de seis vezes a do tamanho do estado de São Paulo.

A produção de gado avançou em todos os biomas brasileiros nos últimos 35 anos: somente na Amazônia, o crescimento da pastagem foi de 200%, totalizando mais de 56 milhões de hectares, a maior extensão de pastagens entre todos os biomas do país.

Em termos percentuais, a Mata Atlântica é o bioma com maior ocupação por pastagens (25,7%, com 28,5 milhões de hectares), seguida por Cerrado (23,7%, ou 47 milhões de hectares) e Pantanal (16%, ou 2,4 milhões de hectares). Os estados com maior área de pasto são Pará (21,5 milhões de hectares), Mato Grosso (21 milhões) e Minas Gerais (19,3 milhões).

“As pastagens ocupam em torno de ⅕ da área do país. Porém, a distribuição dessas áreas é desigual, o que contribui para a fragmentação dos ecossistemas”, explicou Vinícius Vieira, do MapBiomas, citado pelo g1. “Essas áreas, quando mal manejadas, contribuem para a emissão de carbono e o surgimento de processos erosivos”.

O Globo Rural também destacou os principais números do levantamento.

Em tempo: No Valor, Daniel Rittner coloca o dedo na ferida em um dos argumentos mais repetidos pelo agronegócio para defender a sustentabilidade no setor. Nomes importantes do agro, como os ex-ministros Roberto Rodrigues e Kátia Abreu, defendem que a produção de alimentos pode crescer no Brasil sem desmatar um metro quadrado de vegetação. “Se existe um aparente consenso, então por que raios ainda desmatamos tanto? Por que a devastação continua sendo financiada com recursos públicos (crédito com taxas subsidiadas, seguro rural, anistias, incentivos tributários)?”, questionou Rittner. Com a palavra, o governo federal e a bancada ruralista no Congresso Nacional.

 

ClimaInfo, 14 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar