O que o Senado mudou (e não mudou) nas metas climáticas brasileiras

22 de outubro de 2021

Com uma redação confusa, o Senado alterou na quarta (20/10) a Política Nacional sobre Mudança do Clima. Na superfície, duas alterações se destacam: antecipa para 2025 a meta de redução de emissões em 43% e aumenta para 50% a meta para 2030. Uma interpretação cautelosa do que está escrito no PL 1.539/2021 revela que pode ser baixíssimo o aumento da ambição climática – será uma redução de 43% sobre a projeção das emissões, e esta projeção será feita com base no inventário mais recente, que usará como referência o ano de 2005 – e não as próprias emissões de 2005. A dúvida sobre como a nova política aumenta a ambição climática persiste.

Uma das razões para a pouca clareza da nova proposta pode ser a falta de apoio do Itamaraty que, segundo informa o Valor, não acha possível o cumprimento do novo compromisso até 2025. A pressa também pode ter sido inimiga da clareza – mais consciente do estrago que a política ambiental de Bolsonaro está causando ao agronegócio, a senadora Kátia Abreu, autora do PL, afirmou à Folha que o novo objetivo climático do Brasil precisa ser apresentado à COP26, que começa em uma semana. “Este compromisso nacional voluntário precisa ser declarado ao mundo na próxima COP para marcar um ponto de inflexão na nossa política ambiental. O Brasil precisa ousar”, defendeu a senadora. E nessa correria, os senadores não deram pela falta do compromisso de aumentar as Áreas Protegidas (APs) – a nova política, que substitui a de 2009, silencia sobre este ponto. A Folha deu detalhes sobre esta omissão.

Globo Rural, g1 e EBC repercutiram o anúncio. O texto segue agora para a Câmara dos Deputados.

Em tempo: Em entrevista a Assis Moreira, no Valor, o eurodeputado Pascal Canfin deu detalhes sobre o bloqueio feito pelo Parlamento Europeu ao Acordo Mercosul-UE. Segundo Canfin, um compromisso firme de combate ao desmatamento é indispensável para destravar o acordo e as posições assumidas pelo Brasil em Glasgow podem ser decisivas.

 

ClimaInfo, 22 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar