“Estamos cavando nossa própria cova”, alerta secretário-geral da ONU 

COP26 António Guterres

O secretário-geral da ONU, António Guterres, não economizou palavras para ressaltar a importância da COP26 e a necessidade de os países superarem suas divergências para enfrentar a crise do clima. “É hora de dizer basta. Chega de maltratar a biodiversidade. Chega de nos matarmos com o carbono. Chega de tratar a natureza como lixo. Basta de queimar, perfurar e minar cada vez mais e em maior profundidade”, disse Guterres na abertura da Conferência. “Estamos cavando nossa própria cova”. Folha e Valor repercutiram.

Anfitrião da COP26, o primeiro-ministro Boris Johnson pediu aos países que acelerem os esforços na contenção do aquecimento do planeta em 1,5oC neste século. “Se fracassarmos, as gerações futuras não nos perdoarão. Elas nos julgarão com amargura – e terão razão”, disse o líder britânico. “Se não levarmos a sério as mudanças climáticas hoje, será tarde demais para nossos filhos fazerem isso amanhã”. Estadão e Valor destacaram a cobrança de Johnson.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi na mesma linha. “Esta é a década que determinará a resposta [do mundo à crise climática]. A ciência é clara: só nos resta uma breve janela para elevar nossas ambições, e ela está se fechando rapidamente”, disse o líder norte-americano. Biden reforçou os compromissos recentes dos EUA para ação climática, como os planos para intensificar a transição energética no país e incentivar a geração de empregos verdes, além das promessas de mais financiamento climático para os países pobres. O Globo e Valor deram essa notícia.

A principal surpresa do primeiro dia de COP, no entanto, ficou com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Depois de meses refutando a possibilidade de a Índia aderir a uma meta de neutralidade climática, Modi anunciou que o país pretende atingir as emissões líquidas zero até 2070, além de ter 50% de sua energia fornecida por fontes renováveis. A notícia é do Valor.

 

ClimaInfo, 3 de novembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.