Os dois brasis da COP26

Brazil Climate Action Hub

“De um lado, um país engravatado e protocolar. De outro, uma sociedade diversa, colorida, intensa, mobilizada e resistente.” Assim começa o artigo de Jamil Chade no UOL sobre os “dois países chamados Brasil” representados na COP26.

“A delegação brasileira é a maior da COP26, com quase 500 pessoas. Mas está dividida. Num estande do governo federal, a destruição da floresta, o desmatamento recorde e o desmonte das políticas ambientais são camufladas em um design verde, que imita a floresta. Mas apenas imita (…) A poucos metros dali, num outro pavilhão conhecido como Brazil HUB, movimentos sociais, a causa negra, indígenas, cientistas, deputados de oposição, pesquisadores, ambientalistas e defensores de Direitos Humanos se alternam num palco criado para debater a crise no país. Mas também para buscar soluções e se apresentar como interlocutores aos investidores estrangeiros.”

“Diante de um governo federal tóxico”, segue Jamil Chade, “o que se vê nos bastidores e nas reuniões bilaterais são parceiros internacionais que optam de forma deliberada por sair em busca de interlocutores que não exijam passar por Bolsonaro ou seu time. Na semana passada, um ato de assinatura de um protocolo de intenções entre os governos estaduais e financiadores externos lotou o pavilhão “alternativo” do Brasil. Ao sair, o ministro do Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide, foi diplomático para não romper relações com o governo Bolsonaro. Mas deixou claro que gostaria de ver mudanças na postura do Brasil.”

O Brazil Climate Action Hub reúne redes de organizações brasileiras como CEBDS, Observatório do Clima, APIB, Uma Concertação pela Amazônia, Iniciativa Clima e Sociedade e Coalizão Brasil, entre outras, e é organizado pelo IPAM, pelo iCS e pelo ClimaInfo. A programação pode ser acompanhada virtualmente pelas transmissões feitas no site do Brazil Climate Action Hub.

 

ClimaInfo, 8 de novembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.