Obama cita Brasil e defende mais ambição dos países contra crise climática

COP26 Barack Obama

Um dos principais nomes a passar em Glasgow nesta 2ª feira (8/11) foi o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, que fez um disputado discurso para negociadores e representantes da sociedade civil presentes na COP26.

Sem o peso de representar o governo norte-americano nas costas, Obama foi incisivo: o mundo está deixando o tempo passar e a crise climática pode se intensificar. Para que isso não aconteça, os países precisam ter mais ambição e cooperação entre si, com foco em ações imediatas como o combate ao desmatamento e a geração renovável de energia.

O ex-mandatário norte-americano citou o Brasil como um país que deve demonstrar mais liderança no enfrentamento da crise climática. “Precisamos de economias avançadas como os EUA e a Europa liderando essa questão, mas também precisamos de China, Índia, Rússia, Indonésia, África do Sul e Brasil. Não podemos permitir ninguém à margem”, disse Obama.

Ao mesmo tempo, Obama celebrou o retorno dos EUA ao Acordo de Paris, formalizado no começo do ano pelo seu ex-vice, o atual presidente Joe Biden, e criticou a oposição de republicanos e democratas moderados aos planos climáticos da nova Casa Branca. “Joe Biden queria fazer ainda mais, mas é limitado pela falta de uma maioria robusta disposta a fazer isso acontecer. Nós dois fomos limitados pelo fato de um dos nossos dois grandes partidos decidir não apenas ignorar a questão, mas demonstrar hostilidade ativa contra a ciência climática e transformá-la em um assunto partidário”.

CNN Brasil, Folha, g1, O Globo, Poder360, UOL e VEJA repercutiram o “puxão de orelha” de Obama no Brasil. Associated Press, Bloomberg, Guardian, NY Times e Reuters destacaram outros trechos da fala do ex-presidente dos EUA na COP26.

 

ClimaInfo, 9 de novembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.