Ministro de Tuvalu discursa no meio do mar e alerta: “Não temos tempo”

9 de novembro de 2021

Por causa das restrições sanitárias do Reino Unido e do temor de levar de volta a COVID para suas nações, diversos países insulares do Pacífico optaram por não enviar representantes para a COP26 e participar das negociações de maneira virtual.

Uma dessas nações é a pequena Tuvalu, que ganhou destaque ontem (8/11) por conta do discurso de seu ministro do exterior, Simon Kofe. Ele utilizou o próprio cenário de seu discurso gravado para a COP como argumento para reforçar a seriedade e a urgência da crise climática para as pequenas nações insulares, de terno e gravata em um púlpito armado no mar, com as calças puxadas para cima.

“A declaração justapõe o cenário da COP26 com as situações da vida real enfrentadas em Tuvalu devido aos impactos das mudanças climáticas e do aumento do nível do mar e destaca a ação ousada que Tuvalu está tomando para resolver as questões mais prementes da mobilidade humana sob as mudanças climáticas”, disse Kofe. O discurso foi gravado em Fongafale, principal ilha da capital de Tuvalu, Funafuti.

Guardian, Reuters e RFI repercutiram o discurso peculiar do ministro de Tuvalu na COP26.

 

ClimaInfo, 10 de novembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar