Ministro de Tuvalu discursa no meio do mar e alerta: “Não temos tempo”

Tuvalu ministro COP26

Por causa das restrições sanitárias do Reino Unido e do temor de levar de volta a COVID para suas nações, diversos países insulares do Pacífico optaram por não enviar representantes para a COP26 e participar das negociações de maneira virtual.

Uma dessas nações é a pequena Tuvalu, que ganhou destaque ontem (8/11) por conta do discurso de seu ministro do exterior, Simon Kofe. Ele utilizou o próprio cenário de seu discurso gravado para a COP como argumento para reforçar a seriedade e a urgência da crise climática para as pequenas nações insulares, de terno e gravata em um púlpito armado no mar, com as calças puxadas para cima.

“A declaração justapõe o cenário da COP26 com as situações da vida real enfrentadas em Tuvalu devido aos impactos das mudanças climáticas e do aumento do nível do mar e destaca a ação ousada que Tuvalu está tomando para resolver as questões mais prementes da mobilidade humana sob as mudanças climáticas”, disse Kofe. O discurso foi gravado em Fongafale, principal ilha da capital de Tuvalu, Funafuti.

Guardian, Reuters e RFI repercutiram o discurso peculiar do ministro de Tuvalu na COP26.

 

ClimaInfo, 10 de novembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.