Novas metas climáticas do Brasil não serão cumpridas, lamenta Sebastião Salgado

Sebastião Salgado Climate Action Hub COP26

O premiado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado visitou a COP26 nesta 2ª feira (8/11), quando apresentou imagens de sua exposição “Amazônia” e comentou sobre a destruição da maior floresta tropical do mundo e a falta de ação do governo brasileiro. Sobre a atuação ambiental do Brasil, Salgado não escondeu o pessimismo para o futuro. “As metas anunciadas aqui [pelo Brasil], nós aqui sabemos que não vão ser cumpridas”, disse o fotógrafo durante evento disputado no Brazil Climate Action Hub.

“Vai levar três anos para recuperarmos o controle do desmatamento e das terras protegidas, que foram incentivadas a ser invadidas por esse governo”, disse Salgado, que pediu também ajuda ao Poder Judiciário brasileiro para barrar projetos do Executivo e do Legislativo para enfraquecer as regras ambientais no Brasil. “Hoje, estamos sofrendo um desmatamento profundo na Amazônia, o maior, talvez, jamais existido na Amazônia, ocorrido pela destruição de todos os filtros de proteção dos ecossistemas. O IBAMA foi desativado na Amazônia. A FUNAI, que protegia os territórios indígenas, foi desativada na Amazônia”.

Salgado também pediu que as discussões internacionais sobre clima incluam outros atores importantes para a proteção do meio ambiente, como os produtores agrícolas. “Temos que estender esse debate para fora da bolha ambiental e abrir para toda a comunidade. Acho que essas reuniões como a COP tinham que trazer todos os movimentos agrícolas – o agronegócio, os pequenos produtores tinham que estar aqui. Porque se tivermos que replantar árvores vai ter que ser nas propriedades rurais”.

A passagem de Sebastião Salgado pela COP teve grande repercussão, com destaques na Folha, g1, O Globo e no UOL.

 

ClimaInfo, 10 de novembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.