Depois de incêndios históricos, oeste da América do Norte enfrenta tempestades e inundações

Canadá inundações

Em meados deste ano, a América do Norte foi palco de uma onda histórica de calor que causou um aumento significativo das temperaturas no oeste dos Estados Unidos e do Canadá, além de incêndios florestais de grande porte e destruição. A chegada da temporada fria, no entanto, trouxe um cenário climático completamente oposto – e igualmente extremo.

Desde a semana passada, o noroeste dos EUA e o sudoeste do Canadá sofrem com tempestades e enchentes que causaram deslizamentos de terra, colapso de construções e residências, além da evacuação emergencial de milhares de pessoas nas áreas mais afetadas pela água. A situação é mais grave na província canadense de Colúmbia Britânica, que declarou estado de emergência nesta 4ª feira (17/11). As chuvas e as enchentes trouxeram um grande prejuízo para os produtores rurais, com o encharcamento de plantações e a perda de animais. Apenas nesta província, cerca de 17,7 mil pessoas foram retiradas de suas casas em virtude das enchentes.

A Folha destacou a fala do premiê da província (equivalente a governador), John Horgan, que culpou a mudança do clima pela intensidade das chuvas. “Esses eventos estão aumentando em frequência devido aos efeitos da mudança climática provocada pelo homem”, disse. Na mesma linha, a MetSul associou o forte calor do último verão com as chuvas intensas deste outono. “É um desastre climático composto em que um extremo climático favorece ou potencializa outro. Com o calor extremo, vieram os incêndios. Com os incêndios, veio a alteração na cobertura do solo e vegetação. Com a mudança no solo, os efeitos da chuva acabaram agravados”.

Associated Press, BBC, Guardian e Reuters também informaram sobre a situação das enchentes no Canadá e nos EUA.

 

ClimaInfo, 19 de novembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.