Gigante do setor elétrico fornece energia a invasores de Terras Indígenas no Pará

1 de dezembro de 2021

Os compromissos e promessas verdes da Equatorial Energia, uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do Brasil, não resistem a uma análise mais detalhada sobre sua atuação na região do Médio Xingu (PA). Na Folha, Fabiano Maisonnave mostrou que a empresa está fornecendo energia para ocupações irregulares nas Terras Indígenas Ituna/Itatá e Apyterewa, sem autorização da FUNAI nem licença ambiental do IBAMA. O fornecimento acontece mesmo depois de a Equatorial ter dois pedidos de autorização negados pelo governo federal.

No caso da TI Ituna/Itatá, a presença de invasores representa uma ameaça a comunidades indígenas isoladas que vivem na região. Um dos clientes da Equatorial nessa Terra é o fazendeiro Walter Rosa Alvino, denunciado na Justiça Federal por grilagem e desmatamento ilegal. A própria FUNAI, no processo movido por Alvino contra a União, ressaltou que a presença de forasteiros em Ituna/Itatá “vem comprometendo seriamente as condições de sobrevivência dos possíveis índios isolados na área”.

Questionada pela reportagem, a Equatorial não ofereceu explicações sobre o fornecimento elétrico sem autorização em áreas restritas, mesmo alegando que cumpre com todas as exigências legais e requisitos ambientais em suas operações.

Em tempo: Para quem não assistiu, vale a pena conferir a edição do programa Roda Viva (TV Cultura/SP) desta semana, que contou com a participação dos líderes indígenas Almir e Txai Suruí. O cacique ressaltou como o avanço do desmatamento, impulsionado pelo discurso leniente do governo federal, está colocando em risco a sobrevivência dos Povos Indígenas. Já a jovem Txai, que teve destaque recentemente na abertura da COP26, em Glasgow, afirmou que os indígenas estão se articulando para lançar candidaturas nas eleições de 2022 com o objetivo de reforçar a representatividade, as demandas e a defesa de seus direitos no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas.

 

ClimaInfo, de dezembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar