Governo Bolsonaro colocou dado errado sobre desmatamento em documento oficial para a COP26

1 de dezembro de 2021

A novela em torno da divulgação tardia pelo governo Bolsonaro dos dados do sistema PRODES/INPE sobre o desmatamento na Amazônia segue rendendo. Ontem, repercutimos uma reportagem da Folha que mostrava que o governo trabalhava com um dado equivocado sobre o ritmo de desmate no período entre agosto de 2020 e julho de 2021. Também na Folha, Vinicius Sassine informou que o governo chegou a formalizar esse dado equivocado em um documento oficial apresentado pelo ministério do meio ambiente durante a Conferência do Clima de Glasgow (COP26), realizada no começo do mês. De acordo com a reportagem, o plano antidesmate divulgado pelo ministro Joaquim Pereira Leite no 1º dia da COP projetava um desmatamento de 10.308 km2 de floresta no último período anual do PRODES, o que representaria uma queda de 5% na comparação com os 10.851 km2 desmatados no período anterior. Enquanto o governo Bolsonaro trabalhava com uma queda de 5% nessa taxa, o INPE confirmou que o desmatamento cresceu 22% nesse ínterim. O total de área desmatada no último ano foi de 13.235 km2, três mil km2 acima do projetado pelo governo no documento apresentado na COP.

A despeito de os dados corretos do INPE estarem à disposição do governo federal desde o final de outubro, essas informações só foram divulgadas ao público no último dia 18, uma semana após o encerramento da COP. Representantes do governo negam que tenham adiado a divulgação desses dados para não prejudicar a estratégia publicitária do Brasil na Conferência de Glasgow, mas não conseguem justificar claramente o motivo desse atraso.

Em tempo: A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) denunciou uma escalada nos ataques físicos e onlines a lideranças indígenas que participaram da COP26. De acordo com a entidade, os ataques estão sendo orquestrados “com incentivo de Jair Bolsonaro, presidente que insiste em mentir e atacar os Povos Indígenas quase diariamente”. O site Regra dos Terços elencou algumas dessas agressões e a reação de entidades indígenas.

 

ClimaInfo, de dezembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar