Geração renovável avança em 2021, mas ainda é insuficiente para conter crise climática, diz IEA

renováveis

A Agência Internacional de Energia (IEA) diz que as fontes renováveis de energia avançaram rapidamente neste ano por conta de políticas públicas mais fortes e dos compromissos climáticos assumidos em função da COP de Glasgow. Mesmo assim, diz o relatório Renováveis 2021, a entrada de mais delas precisa ainda acelerar bastante para fazer sua parte na meta global de neutralidade climática até 2050.

2021 deve fechar com um aumento recorde de 290 GW de capacidade renovável. O IEA prevê que daqui a 5 anos, a capacidade total chegará a 4.800 GW, ultrapassando por pouco, a capacidade atual de toda a geração térmica e nuclear no mundo.

Fatih Birol, diretor executivo do IEA, comentou a atual crise energética: “Os preços altos das matérias-primas e da energia que vemos hoje em dia colocam novos desafios à indústria das energias renováveis, mas os preços altos dos combustíveis fósseis também tornam as energias renováveis ainda mais competitivas”.

Camilla Hodgson, no Financial Times, destacou que, apesar de ser uma boa nova, esse avanço “permanece cerca da metade do que é necessário anualmente para estar no caminho certo para atingir emissões líquidas zero até 2050.”

O relatório do IEA pode ser baixado aqui.

Vale ver as matérias a respeito na Veja e no Estadão por aqui e em Guardian, Reuters, Wall Street Journal, CNBC, CNN e France 24.

 

ClimaInfo, 2 de dezembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.