Temporada 2021 de furacões no Atlântico termina como a 3ª mais ativa de todas

temporada de furações Atlântico

O final de novembro trouxe também a conclusão da temporada 2021 de tempestades tropicais e furacões no Atlântico. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos, a última temporada registrou 21 tempestades nomeadas, incluindo sete furacões, dos quais quatro foram de grande porte.

Em termos históricos, 2021 fecha como a 3ª temporada mais ativa já registrada e a 6ª temporada consecutiva de furacões acima do normal no Atlântico. Outro dado importante: pela 1ª vez na história, duas temporadas consecutivas (2020 e 2021) esgotaram a lista de 21 nomes de tempestades. A temporada 2021 também começou mais cedo do que o esperado, com a primeira tempestade nomeada se formando antes de seu início oficial em 1º de junho. Em julho, cinco tempestades nomeadas já tinham sido identificadas, outra novidade surpreendente desta temporada.

“Fatores climáticos, que incluem o La Niña, temperaturas de superfície do mar acima do normal no início da temporada, e chuvas de monção na África Ocidental acima da média foram os principais contribuintes para esta temporada de furacões acima da média”, explicou Matthew Rosencrans, do Centro de Previsão do Clima da NOAA.

BBC, CNN, Forbes, Newsweek e NPR destacaram o anúncio da NOAA.

Em tempo: A Turquia experimentou uma forte tempestade nesta semana, atingindo principalmente a região de Istambul, entre o Mar de Mármara e o Mar Negro. Pelo menos quatro pessoas foram mortas por conta do colapso de estruturas causado pelos ventos, além de 52 pessoas feridas. Embarcações também foram arrastadas para a costa e ficaram encalhadas. De acordo com o governo turco, os ventos atingiram a velocidade máxima de 130 km/h, o que coloca a tempestade como uma das mais fortes já registradas no país até hoje. Os ventos também interromperam voos e a navegação marítima pelo Estreito de Bósforo. BBC, CNN e g1 deram mais informações.

 

ClimaInfo, 3 de dezembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.