Clima extremo: Califórnia discute novo sistema para monitorar e nomear ondas de calor

Califórnia ondas de calor

A Califórnia, entre outros lugares do mundo, sofre um crescente número de ondas de calor. Assim, inspirado nos furacões e tufões, o governo estadual quer começar a nomear as ondas e classificar sua intensidade. O Guardian conta que sistemas análogos foram implantados na Grécia e na cidade de Sevilha, na Espanha.

A escala do sistema californiano será baseada no risco de mortalidade, ao invés da temperatura. A 1ª categoria envolve uma taxa de mortalidade 10% acima do normal. Com uma onda de calor categoria 3, as piscinas e abrigos com ar condicionado serão abertos e um sistema de check-in para idosos será ativado.

O comissário de seguros do estado, Ricardo Lara, disse ao The Hill que a média anual de dias de calor extremo em Los Angeles, entre 1980 e 2000, foi da ordem de seis. A previsão é que este número suba para 22 até 2050. A matéria conta ainda que a onda de calor do último verão californiano bateu recordes em todo o estado. No Vale Coachella, a temperatura passou dos 50oC.

O ranking de ondas de calor também foi matéria do Washington Post e na AccuWeather. Esta última matéria foi republicada na Finance Yahoo.

O site da autoridade de água da Califórnia não estava funcionando ontem, mas, quando voltar, vale ver o relatório do estado da água neste ano.

 

ClimaInfo, 6 de dezembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.