Um inverno de extremos climáticos se anuncia no hemisfério norte

eventos climáticos extremos hemisfério norte

“O tempo está simplesmente maluco neste momento”, escreve a americana Jena Brooker, no Grist. Ainda não nevou em Denver, no estado das chiques estações de ski, mas o Havaí viu cair uma nevasca antes mesmo de o inverno chegar oficialmente. Lá, a nevasca foi seguida de muita chuva, o que forçou o governo a decretar estado de emergência. No continente, estações meteorológicas de leste a oeste registram temperaturas altas recordes, enquanto o Alasca sentiu o novembro mais frio já registrado. Isso é só uma amostra recente de como a mudança do clima impactou o mundo este ano. A NatGeo destacou cinco eventos no hemisfério norte:

  • o domo de calor de julho na costa do Pacífico, entre os EUA e Canadá, o qual teria sido “virtualmente impossível” sem a mudança climática;
  •  a temporada de incêndios florestais no oeste americano, na Turquia, na Grécia e até na Sibéria russa;
  • as megaenchentes que devastaram Alemanha, Holanda e Bélgica em julho; as fatais na China; e outras no Canadá e nos EUA;
  • o furacão Ida, que atingiu Nova Orleans e atravessou o interior do país até inundar Nova York; e
  • mais um ano de supersseca na bacia do Rio Colorado, forçando o governo a decretar uma emergência de falta d’água.

A matéria termina lembrando que isso é só um gostinho do aquecimento de 1,1°C.

No Reino Unido, o Guardian discute até que  ponto a tempestade Arwen, que caiu na semana passada, e a Barra, que o atinge agora, são consequências do aquecimento global. A Arwen foi descrita pelo Met Office como “a tempestade de inverno mais forte dos últimos 10 anos”, com ventos chegando a quase 160 km/h. Os ventos da Barra ainda estão mais fracos, mas prevê-se que atinjam mais de 130 km/h.

Voltando à Califórnia, a Bloomberg conta que, depois dos incêndios, o estado enfrenta uma forte seca, que já compromete a produção agrícola do estado do ano que vem.

 

ClimaInfo, 8 de dezembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.