Implementação do Código Florestal patina na Amazônia

código florestal

O Estadão destacou como a implementação do Código Florestal está sendo lenta e problemática na Amazônia Legal. A maioria esmagadora dos imóveis rurais da região ainda não teve validação de seus dados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) – de cada 100 imóveis, 93 estão nessa situação. Os dados foram levantados pelo Observatório do Código Florestal e mostram um cenário desafiador em todo o Brasil: mais de um terço (36%) das áreas a serem regularizadas ainda não foi cadastrado por seus proprietários no CAR; e, dos 6,1 milhões de imóveis inscritos no Cadastro, apenas 3,4% foram analisados e validados.

“O que vemos é que falta vontade política para dar continuidade ao programa”, explicou Roberta Del Giudice, secretária-executiva do Observatório. “É preciso concluir a regulamentação do CAR nos estados. O governo federal também deve ter um plano de prioridades, como as áreas degradadas. No Congresso, é preciso acabar com esses projetos de lei que pretendem dar fim ao Código Florestal”.

Em tempo: O avanço do desmatamento na Amazônia está trazendo a devastação cada vez mais próxima à região central da floresta. Isso vem acontecendo com rapidez preocupante no sul do Amazonas, que se transformou na mais recente fronteira do desmatamento amazônico. Eduardo Gonçalves destacou a situação n’O Globo: no último ano, a taxa de desmatamento aumentou 55% no estado na comparação com o período anual anterior, de acordo com dados do PRODES/INPE, uma taxa bem superior às registradas no Mato Grosso (27%) e no Pará (7%).

 

ClimaInfo, 14 de dezembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.