Desperdício de carbono: União Europeia é criticada por regras aéreas que criam “voos fantasmas”

aéreas

Para não perderem seus slots, empresas aéreas vêm realizando voos em aviões com metade ou menos da ocupação. Um dos ativos mais importantes para a aviação são os tais slots, o direito de pousar e decolar em um dado aeroporto em dias e horários determinados. A batalha por slots nos grandes aeroportos é ferrenha e, até o momento, a regra obriga as empresas a um certo grau de ocupação destes, sob pena de perda do direito. Na Europa, por exemplo, antes da pandemia, uma empresa precisava ocupar 80% dos slots.

Segundo o Financial Times, a Lufthansa manteve quase 20 mil voos dentro da Europa para não perder seus slots. Com baixa ocupação, estes vôo- fantasma têm um forte impacto climático sem ao menos o benefício de transportar passageiros. A informação foi descrita por Bloomberg, Independent, RF1, Euronews, Reuters e New York Times. Este último informa que os grandes aeroportos de Nova York e Washington têm uma política de slots semelhante à dos europeus.

A Fortune trouxe o comentário do CEO da Ryanair, líder em voos de baixo custo, que gostaria de abocanhar muitos desses slots. “A Lufthansa deveria vender os assentos destes a tarifas baixas para recompensar os contribuintes alemães e europeus que a subsidiaram com bilhões de euros durante a crise da COVID”.

Em tempo: A gigante da navegação internacional Maersk anunciou um aumento importante na sua ambição climática: se comprometeu a atingir o net zero em 2040, dez anos antes do compromisso anterior. Parte da aposta da empresa são navios movidos a metanol e amônia. O resto virá do aumento de eficiência das novas embarcações. Ela também assumiu o compromisso de reduzir em 50% suas emissões até 2030. Hoje, a empresa emite entre 40 e 50 milhões de toneladas de carbono por ano. A notícia saiu na Bloomberg, na Reuters e no Financial Times.

 

ClimaInfo, 14 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.