Chuvas mais intensas estão prejudicando economia global

chuva

Estudo realizado por pesquisadores do Instituto Potsdam de Pesquisas sobre o Impacto Climático, da Alemanha – publicado na Nature e divulgado pelo GizModo e Phys – mostra que o crescimento econômico diminui quando o número de dias chuvosos ou de temporais aumenta, sendo que países ricos e industrializados são os mais afetados pelo efeito. Por quê? Eventos extremos de chuva levam a inundações e as enchentes destroem a infraestrutura das cidades e interrompem a produção e a cadeia de suprimentos.

Exemplos não faltam. Em julho de 2021, chuvas recordes trouxeram graves inundações para a Europa, onde 200 mil propriedades ficaram sem energia elétrica. No mesmo mês, chuvas torrenciais com intensidade máxima de 201,9 milímetros em uma única hora levaram a inundações devastadoras na província de Henan, na China, forçando mais de um milhão de pessoas a se refugiarem, como registra outra matéria da Nature. Só em 2021, os EUA gastaram cerca de US$ 101 bilhões (R$ 557 bilhões) para lidar com as consequências da chuva extrema no país, registra o GizModo.

Em tempo: Tanto a escassez quanto o preço podem transformar alguns alimentos em artigos de luxo. De acordo com uma pesquisadora do Environmental Change Institute, o chocolate e o café podem se tornar alimentos escassos pela mudança do clima. A BBC registra que as mudanças climáticas podem eliminar, até 2050, metade das terras usadas para o cultivo de café em todo o mundo.

 

ClimaInfo, 17 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaIn