Europa: especialistas criticam classificação “verde” do gás natural e da energia nuclear

25 de janeiro de 2022
gás natural energia nuclear

A taxonomia das “energias verdes” sugerida por nova proposta da Comissão Europeia, que permite a inclusão do gás natural e da energia nuclear como energias verdes, tem sido criticada por muitos analistas, informa a Bloomberg.

Segundo a Reuters, especialistas recomendaram à UE a reescritura das regras, pois, como estão, levam o mercado à incapacidade de interpretar quais investimentos são realmente alinhados com as metas climáticas. Além disso, as regras permitem o greenwashing no caso das empresas não informarem claramente sobre empregarem o gás natural ou a energia nuclear em suas divulgações financeiras.

Faustine Delasalle, diretor da Energy Transitions Commission, em artigo publicado na Euractiv é categórico: “Ao encorajar o investimento em infraestrutura de gás natural como combustível de transição, corremos o risco de perder de vista a prioridade crítica, a de canalizar o financiamento para a construção massiva de geração de energia renovável”.

O debate está quente. Os ministros da Energia da Áustria e do Luxemburgo adiantaram ao Financial Times a intenção de entrar com ações contra a Comissão Europeia e suas regras de taxonomia do que é verde, enquanto o vice-primeiro-ministro espanhol disse que Madri poderia optar por usar sua própria classificação do que é “verde”, excluindo a energia nuclear e o gás natural. Já a Alemanha, em uma carta à Comissão Europeia, enfatizou sua oposição à classificação da energia nuclear como verde, mas pediu que sejam flexibilizadas as restrições ao gás natural na transição para energia limpa, informa o Climate Change News.

Por seu lado, o setor privado quer suas próprias flexibilizações. Uma aliança de companhias aéreas e aeroportos solicitou ontem (24/1) mudanças na regulação planejada para a UE, argumentando que esta “os tornará menos competitivos em relação aos rivais não europeus”, informa a Reuters.

Já a KGHM Polska Miedz SA, empresa maior consumidora de energia da Polônia e que opera a maior mina de cobre do continente, disse à Bloomberg que o aumento dos preços da eletricidade e as cada vez mais rígidas normas de emissão da União Europeia estão empurrando os produtores industriais do bloco para a energia nuclear em substituição ao carvão.

 

ClimaInfo, 25 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar